Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2008

LANÇAMENTO NO RJ
No próximo dia 29, sexta-feira, a partir das 20h estarei realizando mais um lançamento do livro Texto Sentido. Tudo vai acontecer dentro do projeto InVersos, no Rio de Janeiro. E o projeto acontece no Barteliê que fica na Rua Vinícius de Moraes, 190/03, em Ipanema. Segundo a atriz e poeta Clauky Saba (a anfitriã) o bar fica no centro nervoso de Ipanema (vou levar meus florais). Por fora, o prédio simples numa esquina famosa com a Nascimento e Silva. Por dentro um ambiente descontraído, todo decorado e com um puta dum piano. O lugar é bem intimista, abriga confortavelmente cerca de 40 pessoas. Bueno... vou pegar carona no público e na generosidade de Clauky, logicamente, com a cumplicidade da amiga. Aproveito para convidar meus amigos e amigas, também.

MOV IME NTO INV ERS O
O Movimento InVersos foi idealizado por Clauky Saba e acontece quinzenalmente no Barteliê. O ingresso é cinco reau (se quiser o livro, aí fica por quinze reau) e lá as pessoas poderão tomar vinho, cerveja, caipirinha e comer um delicioso crepe ou o famoso nhoque da fortuna. Claro, cada um paga o seu, oras! Segundo Clauky, é o lugar ideal para se debater, fomentar e respirar arte em suas variadas formas de expressão: poesia, música, teatro, pintura... tudo reunido num só ambiente. Uma oportunidade ímpar para compartilhar seu trabalho com outros artistas. É freqüente a presença do poeta e amigo Cairo Trindade por lá. Quem sabe vejo outros amigos do Rio. Gente que há muito não vejo. Gente que nunca vi e quero muito dar um abraço.

A PERENIDADE DO EFÊMERO
Tipo tudo de bom o seminário que está rolando no ateliê da ceramista Maria dos Mares, aqui na Cidade das Acácias. Convidado pela própria Maria, via Jorge, me senti provocado a vasculhar minhas eternas dúvidas sobre a realidade linear e a realidade cósmica onde, seguramente, se abrigam todas as possibilidades da arte. O discurso acadêmico, como não poderia deixar de ser, se fez presente e foi muito bem vindo. Mas, como sempre, engraçado. Até porque as pessoas são aquilo que lêem. De saída, arrisquei dizer que a poesia é exatamente a perenidade do efêmero. E depois viajei literalmente na busca de explicar a importância do imperceptível na construção de um poema. Do seminário deverá sair uma instalação de Maria dos Mares, ou não. Um vídeo, ou não. Pelo que vi, o que ela pretende é um transbordamento. No ritmo que vai, vai rolar legal.

ARNAUT DANIEL

Vejo vermelhos, verdes, blaus, brancos, cobaltos
Vereis, plainos, planalto, montes, vales;
A voz dos passarinhos voa e soa
Em doces notas, manhã, tarde, noite.
Então todo o meu ser quer que eu colora o canto
De uma flor cujo fruto é só de amor,
O grão só de alegria e o olor de noigandres (*)

( *Noigandres, poema de Arnaut Daniel, trovador provençal do século XIII. Noigandres, enoi gandres / é uma expressão provençal de sentido incerto. )

EM ITALIANO E NA GIRAPEMBA
Rosella Pristera é uma italiana que tem alguma ligação com o Brasil, pois vez que outra anda por aqui. Algumas vezes, tem traduzido meus poemas para o italiano. Confira! Também recebi um carinho enorme da querida poeta Ana Maria Ramiro, no blog Biblioteca Girapemba. Veja!

12 comentários:

vamberto spinelli jr disse...

caro lau siqueira, na brecha desse domingo encontrei teu blog. um bom encontro, voltarei aqui com mais calma para ler poemas, recolher informações do que acontece em literatura e ficar por dentro da sua "filosofia de poeta livre". bom, gostei bastante. Parabéns pala oportunidade do lançamento.
aproveito para convidá-lo a conhecer o http://sem-lugar.blogspot.com/, montei esse blog para divulgar o meu livro sem lugar. caro, um abraço e o desejo de uma semana produtiva

Moacy Cirne disse...

Estarei lá, meu caro. De fato, é um dos lugares mais badalados de Ipanema, embora, neste quesito, a Travessa seja insuperável. E aqui, no Rio, costumo freqüentar outros lugares, entre Botafogo e Vila Isabel. Mas estarei lá, sim. Um grande abraço.

Moacy Cirne disse...

Mais uma vez, sem ser propriamente um comentário: Há um 'barulho' seu no Balaio. Abraços.

Gil de todos os dias disse...

Com dor no coração. Abandonado. Mas por motivos de alegrar o coração. Desde novembro que venho no meio de uma turbulenta onda de produtivo crescimento e aprendizado. trabalhando muito e conquistando espaços. Depois imendei com as merecidas férias e agora em março volto pra mim doce correria. Mas para o bem dos que sentem falta das letras, assim como eu também estou sentindo, quando voltar de viagem vou tomar nos braços meu filho abandonado!!!
beijo grande pra tu!!!! :)

Constança Lucas disse...

Que corra tudo pelo melhor no Rio, o lugar parece muito legal.
abraços
Constança

ALice disse...

Nossa, amei cada pedaço de tudo o que vi por aqui...
Posso entrar na lista dos que você nunca viu, mas que vai ganhar um abraço?
Beijo grande e volte sempre que quiser,
Alice
www.asmaravilhasdopaisdealice.blogger.com.br

Alice disse...

Oi Lau!
O lançamento começa às 20h?
É pq comprei o convite pro show da Roberta Sá no Circo, e não sei se daria tempo, entende?
Mas estou com uma água na boca...rs
Beijo!

Alice disse...

Se tiver msn: aliceventuri@hotmail.com

Beijo!

Jacinta disse...

Ai que vontade de ir, mas...
De longe, estarei presente, com meu desejo de sucesso.
Um abraço
Jacinta

Ricardo Mainieri disse...

Lau :

Já tive oportunidade de estar no Barteliê, em agosto 2006, conhecendo a Clauky e assistindo um evento com o Geraldinho Carneiro e outros poetas.
O ambiente é muito legal, com música, teatro, artes plásticas e poesia num verdadeiro happenning.
Mande meu abraço dos pampas pra ela.
Bom lançamento e hasta la vista.

Abs.

Ricardo Mainieri

Priscila Lopes disse...

O Texto Sentido chegou.

Já-já me dedicarei a ele.

E voltarei a lhe escrever.

Abraços!

Mirar & Ver disse...

Lau tô morando aqui no Rio, vim fazer pós em Literatura. Fui orientando do Amador. Conheço teu trabalho desde quando morava na PB. Já nos "esbarramos" em eventos por aí. Fui ao lançamento do teu livro anterior e fico muito feliz com a oportunidade de ir a mais um.
Quero saber se é preciso comprar o ingresso com antecedência para o evento no Barteliê que, infelizmente, ainda não conheço, apesar de conhecer outros lugares legais por aqui.
Desde já parabéns pela divulgação do livro.

Abraço

Leonardo


PS: Tentei enviar esta mensagem como recado do Orkut, mas só dá erro.