sábado, 12 de setembro de 2009

digressões diluídas



vou
tecendo os dias
num tempo de memórias
...........................proscritas

concedendo ao bailado
das sombras
um ritmo de notas
desmedidas

enquanto
a vida vai sumindo
................pelas esquinas


(lau siqueira – poemas vermelhos)

PELE SEM PELE
Uma abordagem breve do que se pode ainda em termos de políticas públicas para o livro e para a leitura neste país de desencantos e possibilidades. Eis o que abordo no blog Pele Sem Pele, no post deste sábado. Também neste sábado há um novo post no blog Poesia é Risco, onde arrisco juntar poemas inéditos aos desenhos de Luyse Costa. Sigamos em frente.

POR FALAR NISSO...
Se estiver por João Pessoa no próximo dia 14/09/09, segunda-feira, às 14 horas, venha participar da organização do Fórum do Livro, Leitura e Bibliotecas do município de João Pessoa - FLLB/JP, na sala do laboratório de Biblioteconomia, no CCSA/UFPB – Campus 1. Maiores informações pelos telefones (083) 3216.7484 e 8750.7566.

SERGIO LUCENA
Um dos mais significativos artistas da história das artes plásticas na terra de Pedro Américo e Jackson Ribeiro. Muitas frases de efeito poderiam definir positivamente a obra de Sérgio Lucena, atualmente residindo em São Paulo. No entanto, prefiro que os leitores e leitoras do Poesia Sim tirem suas próprias conclusões acerca desse artista brasileiro que está com sua obra exposta também na Janela Cultural. Confira o link!

TELEVISIÓN AMERICA LATINA
Muito interessante o site da TAL – Televisión America Latina. Uma extensa programação cultural integrando os países da América Latina, encurtando a distância atribuída às diferenças entre as línguas portuguesa e espanhola. A TAL nos mostra que estamos mais próximos que nunca.
www.tal.tv Assista uma entrevista com Ariano Suassuna, Paixão Côrtes e Gilvan Lemos em O Mundo da Literatura/ identidade nacional: cultura popular. O Poesia Sim recomenda. Muito interessante! Enquanto espera carregar o vídeo, leia outras páginas do Poesia Sim. Vale a espera.

JOAN NAVARRO
O poeta catalão Joan Navarro mantém o site Série Alfa que vale a pena ser conferido. Veja os poetas mexicanos em língua tsotsil! Aproveite a carona e reveja meus poemas em catalão e espanhol, traduzidos por Joan Navarro . Internet sem pressa é por aqui.

POEMA DE RENÁLIDE DE CARVALHO

Tua fotografia
é nuvem entrecortada de sangue

Tua foto
Grafei-a m meu corpo.

Minha veia pulsando na cerca de arame
procura teu rosto.


(ou à lembrança de tua pele, poema da paraibana Renálide de Carvalho, do livro Poemas a Vapor)

3 comentários:

Nani disse...

algumas das musas nas pinturas de Sérgio Lucena têm um toque rafaelita, né? as pinturas de "paisagens" e "luz e silêncio" são encantadoras! Mas adorei mais os deuses da terra que são bem fantasiosos, do jeito que eu gosto!

Dina disse...

O governo vai taxar agora as cadernetas com mais de R$ 50 mil, Lau. Tás lascado.

lau siqueira disse...

Realmente, Dina, o Governo Lula dividiu o país entre os lascados e os taxados. Eu tou lascado, mas pense num cabra que ronca com dignidade toda noite! rsrsrs
Vai dormir, Dina!