leminskiagem











passo pelo mundo
ancorado numa coragem
que desconheço


sei lá de que lado está
meu avesso
 (Lau Siqueira – do livro Texto Sentido)


JOSÉ EDUARDO AGUALUSA
Uma das frases mais conseqüentes que já li acerca da relação do jovem com a leitura, foi numa entrevista do escritor angolano José Eduardo Agualusa, em entrevista à revista Discutindo Literatura, número 15. Confira: “Se o adolescente se interessa por pugilismo, ele tem que ler um livro sobre isso. Acho que a paixão é o grande motivador para a leitura, e a dificuldade do educador, às vezes, é identificar e encontrar paixões em seus alunos. Eles têm que descobrir que a literatura também é uma grande paixão em si, e o grande erro que se faz é forçar as pessoas a ler o que não querem, o que torna o hábito de leitura muito chato para esses adolescentes. A literatura tem que ser uma festa para ele, tem que ser bom, se não afasta mesmo.”



POESIA BEM NA FOTO
O projeto Cidade Poema, coordenado pela amiga e escritora gaúcha Laís Chaffe, cumpre mais uma etapa com a exposição de fotos de Fernanda Bigio Davoglio (http://www.fernandafoto.com/) com poemas de José Eduardo Degrazia, Paula Taitelbaum, Celso Gutfreind, Diego Petrarca, Laís Chaffe, Augusto Franke Bier, Ricardo Silvestrin, Alexandre Brito. Saiba mais sobre o projeto no site http://www.cidadepoema.com/ . A exposição estã no Espaço Cultural dos Bancários, na rua General Câmara, 424 – Porto alegre-RS, até o dia 30 de maio. O projeto é uma pintura!



LANÇAMENTO EM QUEIMADAS
Uma cidade do interior da Paraíba vem se destacando pela promoção da literatura. Boqueirão, a Cidade das Águas. Depois da FLIBO (Feira Literária de Boqueirão) realizada recentemente, com muito sucesso. Agora a Associação Boqueirãoense de Escritores – ABEs acaba de lançar EM Queimadas-PB, a coletânea “Novos Poetas do Cariri Paraibano”. A ABES dá exemplo de organização e dinamismo aos escritores paraibanos e brasileiros. A divulgação das atividades da Associação tem sido muito bem conduzida pela poeta e estudante de jornalismo Mirtes Walesca Sulpino http://mirteswaleska.blogspot.com/ .

ROTEIRO DE VIAGEM
Recebi do amigo Carlos Pessoa Rosa, a dica de um site de literatura de língua portuguesa com um conteúdo bastante denso. Confira: http://www.pnetliteratura.pt/
POEMA DE LIANA TIMM




o amor é como um gato
comedido
seduz ronronando
bote
aconchego mito


por isso desperta
grito


(Gato, poema da gaúcha Liana Timm, do livro Água Passante.)

Comentários

susannah disse…
Esse poema já tá no meu caderninho, depois daquele dos tigres livres que restaram (que é fantástico), este merece destaque. Vai ver os tigres escreveram este, depois de tudo...
poesia se quer disse…
desconhecido cais
onde a coragem ancora

frágeis cordas
contra ondas insanas

do avesso
sabemos das velas

ventos fortes soprando

Postagens mais visitadas deste blog