idílio paulistano







somente os pássaros nos quintais
do Morumbi cagam a burguesia pau
lista que sempre parece tão distante
em sua socas rebocadas pelo lucro
das fábricas e pelos suores que des
cem a consolação no coletivo para
lamber pipocas no Ibirapuera


sampa concentra as uvas do estio
nas madrugadas de poemas restritos
ao delírio


(que frio)


(do livro Texto Sentido – Ed. Bagaço-PE, lau siqueira)


II FLIBO, EU VOU – DIA 24 (QUINTA-FEIRA)
A abertura da II Feira Literária de Boqueirão, II FLIBO, abre amanhã, dia 24 de março e se estende até o dia 27. O tema deste ano será “Diversidade e Identidade Cultural – preservando e fazeres de um povo.” A abertura do evento contará com palestra do escritor Bráulio Tavares e de Ariano Suassuna, homenageado do evento, às 19:30h. Haverá também a entrega simbólica da biblioteca rural Arca das Letras ao assentamento Carnoió, com a presença do Coordenador do Projeto na Paraíba, Pedro Pereira dos Santos, representante do MDA.

II FLIBO, EU VOU – DIA 25 (SEXTA FEIRA)
Às 9h, o escritor Bruno Gaudêncio fala sobre regionalismos na literatura: o Nordeste ontem e hoje. Às 10h teremos o minicurso “conhecendo a poesia de Lenilde Freitas”, com o Prof. Dr. Helder Pinheiro, da UFCG e a Oficina de escrita criativa com a escritora Janaina Ricco (DF). Às 14h começa a palestra Identidade Cultural e Folclore, com a Profa.Dra. Sudha Swarnakar. Às 16:30h, a palestra Literatura de Cordel e cinema – do folhetim para as telas, com Astier Basílio. Antes, às 16h, haverá a marcha pela literatura, cruzando as principais ruas da cidade. Às 20h, palestra de Izabelle Valadares, “Como tornar-se escritor – um gruía para escritores iniciantes”. Às 19h, palestra com a profa. e poeta Vitoria Lima, com o tema “sobre livros e mulheres”.

II FLIBO, EU VOU – DIA 26 (SÁBADO)
A partir das 9h, uma série de mini-cursos com o tema “Comparado as Literaturas – Folclóricos literários.” Das 10 às 12h, “De repente, poesia”, com poetas cordelistas e trio de forró. Às 13:50h, mesa sobre Literatura e internet – o papel dos blogs literários, onde estarei com o poeta Jairo Cezar. Às 16:30h, lançamento do PLL – Plano do Livro e da Leitura da Paraíba. Das 16:30h às 18h, Encontro de Escritores Paraibanos, com o Núcleo Caixa Baixa. Às 19h, palestra Identidades Africanas e Afro-Brasileiras, com Janailson Macedo. Às 20h, a palestra Cultura Popular e Erudita, cm a professora da UFPB, Eneida Agra Maracajá.

II FLIBO, EU VOU – DIA 27 (DOMINGO)
Começa às 9h com a continuação dos minicursos Comparando Culturas. Às 10 horas a oficina de interpretação de textos literários, com Samelly Xavier. Às 14h, “O poder de transformação da leitura”, com Doci Gomes (Da Escola Viva Olho do Tempo), Lucinéia Maia, presidente da Fundação Espaço Cultural e Mirtes Valeska, da Associação Boqueirãoense de Escritores – ABES. Todos os dias haverá programação musical.

E POR FALAR EM LIMA BARRETO...
“A minha atividade excede em cada minuto o instante presente, estende-se ao futuro. Eu consumo a minha energia sem recear que esse consumo seja uma perda estéril, impondo-me privações, contando que o futuro as resgatará – e sigo o meu caminho”.


(Lima Barreto em “O destino da literatura”)

Comentários

☆Anjo☆ disse…
Lau Feliz Aniversário atrasado!!!!!!!!!!!! beijinhos
Debora Mota disse…
Estou triste por tomar conhecimento do FLIBO somente hoje. Eu teria ido.
Noe* disse…
Olá! Obrigada por avisar-me.
Farei um outro post com o poema completo e claro, com o link para a sua explicação!
Realmente pensei que fosse de Lispector, já que foi encontrado em um blog dedicado a ela ;)
Lau Siqueira disse…
1) Gracias, Anjunho!
2) Débora, se liga mulé! rsrsrs
3) Noe, obrigado pela compreensão. Vamos preservar Clarice... rsrsrs

Postagens mais visitadas deste blog