s o n i f e r o z

vou adormecer
com olhos de lua

um espelho de estilos
num estio de estrelas


(lau siqueira – poema vermelho)

POESIA NO HOSPÍCIO – Toda quinta-feira, no auditório do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, sempre a partir das 19 horas, acontece um sarau poético com a participação de poetas (e outros artistas), dependentes químicos em tratamento, portadores de transtornos mentais, funcionários do hospital e visitantes.

POESIA NO HOSPÍCIO I – Sair do focos, dos holofotes, das “gorduras saturadas” do meio literário que elevam as taxas de vaidade dos poetas. Mergulhar num universo real da existência humana, onde homens e mulheres se igualam pela fragilidade. Experimentar um processo de cura coletiva através da arte e do enfrentamento ao preconceito guardado naqueles loucos muros.

POESIA NO HOSPÍCIO II – O sarau Poesia no Hospício é, também, um engenho de idéias que ajudem a construção de um mundo mais justo, um mundo sem muros entre raças, credos, ideologias, solidões e loucuras. A partir do sarau, outras ações estão sendo inventadas no Hospício e fora dele.

POEMA DE FERNANDO PESSOA

Que jaz no abismo sob o mar que se ergue?
Nós, portugal, o poder ser.
Que inquietação do fundo nos soergue?
O desejar poder querer.

Isto, e o mistério de que a noite é o fausto...
Mas súbito, onde o vento ruge,
O relâmpago, farol de Deus, um hausto
Brilha e o mar ‘scuro ‘struge.

(Tormenta, poema do livro Mensagem, publicado pelo Selo Centro Atlântico, Lisboa. Edição comemorativa dos 75 anos da morte de Fernando Pessoa.)

Comentários

Olá meu amigo! Gostei do seu blog, por isso estou lhe seguindo. Também convido-o a visitar meu blog http://umceudepoesias.blogspot.com/ e se tornar um seguidor. Valeu!!! Abraços!!!
Renda extra disse…
Interessantíssimo esse poema. Eu o li 4 vezes e me veio em mente várias interpretações, muito fora do comum!
Fica minha dica para você adaptar á uma peça teatral, eu vejo uma grande possibilidade hein, pense nisso.
Visite meu blog:
http://fr-promotoria.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog