quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

s o n i f e r o z

vou adormecer
com olhos de lua

um espelho de estilos
num estio de estrelas


(lau siqueira – poema vermelho)

POESIA NO HOSPÍCIO – Toda quinta-feira, no auditório do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, sempre a partir das 19 horas, acontece um sarau poético com a participação de poetas (e outros artistas), dependentes químicos em tratamento, portadores de transtornos mentais, funcionários do hospital e visitantes.

POESIA NO HOSPÍCIO I – Sair do focos, dos holofotes, das “gorduras saturadas” do meio literário que elevam as taxas de vaidade dos poetas. Mergulhar num universo real da existência humana, onde homens e mulheres se igualam pela fragilidade. Experimentar um processo de cura coletiva através da arte e do enfrentamento ao preconceito guardado naqueles loucos muros.

POESIA NO HOSPÍCIO II – O sarau Poesia no Hospício é, também, um engenho de idéias que ajudem a construção de um mundo mais justo, um mundo sem muros entre raças, credos, ideologias, solidões e loucuras. A partir do sarau, outras ações estão sendo inventadas no Hospício e fora dele.

POEMA DE FERNANDO PESSOA

Que jaz no abismo sob o mar que se ergue?
Nós, portugal, o poder ser.
Que inquietação do fundo nos soergue?
O desejar poder querer.

Isto, e o mistério de que a noite é o fausto...
Mas súbito, onde o vento ruge,
O relâmpago, farol de Deus, um hausto
Brilha e o mar ‘scuro ‘struge.

(Tormenta, poema do livro Mensagem, publicado pelo Selo Centro Atlântico, Lisboa. Edição comemorativa dos 75 anos da morte de Fernando Pessoa.)

2 comentários:

Antonio Félix da Silva Neto disse...

Olá meu amigo! Gostei do seu blog, por isso estou lhe seguindo. Também convido-o a visitar meu blog http://umceudepoesias.blogspot.com/ e se tornar um seguidor. Valeu!!! Abraços!!!

Renda extra disse...

Interessantíssimo esse poema. Eu o li 4 vezes e me veio em mente várias interpretações, muito fora do comum!
Fica minha dica para você adaptar á uma peça teatral, eu vejo uma grande possibilidade hein, pense nisso.
Visite meu blog:
http://fr-promotoria.blogspot.com/