DOMINGO

amou o eterno mas
perdeu-se no efêmero

no infinito esquecido
onde toda lembrança
é um sopro


(poema inédito)


FREUD E A CULTURA - "Se quisermos saber, porém, que valor pode reivindicar a nossa concepção do desenvolvimento cultural como um processo particular comparável à maturação normal do indivíduo, teremos de abordar, evidentemente, um outro problema; teremos de perguntar a que influências o desenvolvimento cultural deve a sua origem, como ele surgiu e o que determinou seu curso."
(Dr. Freud, em "O mal-estar na cultura" - LP&M Pocket)

RUAS VAZIAS

às vezes 
não mais que uma sombra
passando do outro lado 
                                   da rua

ou mesmo um mínimo sinal
de uma passagem

uma pegada
um perfume colhido no vento

e a vida se mostra
por inteiro

transbordando em vôos
rasantes sobre os jardins

(poema inédito)

CORES DO INVISÍVEL - Ninguém haverá de revelar nossos sentimentos. Nem mesmo um poeta. Aliás, o poeta é a pessoa menos indicada. O poema é o labor e a transcendência das palavras. Pode ser até uma transgressão dos sentidos, mas jamais será a expressão de um sentimento. No máximo, pessoanamente, um fingimento.

POEMA DE ALZIRA CABRAL

Filha do teu adultério
existo
queiras ou não com a mesma pele.
Exilada
sobrevivo contente
na terra dos sem cor.
Com a boa vontade que ganhei
das gentes daqui,
sem ressentimentos nem vergonha
cultivo a mentira da tua grandeza
no existir dos meus descendentes.
E mando mantenhas, oh terra
através dos meus poemas vermelhos:
A cor que me deste!

(Mantenha, poema da cabo-verdiana Alzira Cabral, na antologia Poesia Africana de Língua Portuguesa)

Comentários

CONVITE
Passei por aqui lendo, e, em visita ao seu blog.
Eu também tenho um, só que muito simples.
Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
Força, Paz, Amizade e Alegria
Para você, um abraço do Brasil.
www.josemariacosta.com

Postagens mais visitadas deste blog